Giulia Beatriz| Engenheira Ambiental


 Sorridente e espontânea, a Giulia Beatriz trouxe para nós muitas coisas legais sobre a sua profissionalização. 


Engenheira Ambiental
                               
                   
    Vídeo Motivacional    

A principal função de Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo.


                              


  Entrevista

   1- Há mercado para o engenheiro ambiental numa área que não seja de pesquisa ? 

  Sim, não é só na pesquisa que o engenheiro ambiental pode atuar. Atualmente praticamente toda empresa possui condicionantes ambientais exigidos pelos órgãos públicos e a fiscalização é realizada de forma a punir estabelecimentos que não cumprirem com as exigências. Um exemplo é o licenciamento ambiental pelo qual todas as empresas devem passar para que funcionem em conformidade com a legislação ambiental. 
Então a atuação de um engenheiro ambiental dentro de uma empresa vai desde uma consultoria e elaboração dos estudos e documentos necessários para adequação com os órgãos ambientais, como também na implantação e manutenção de práticas de gestão ambiental que beneficiem, além do meio ambiente, a empresa também, trazendo economia de recursos e aumento da produtividade. 
Além das empresas privadas que, com seus processos de trainee principalmente, contratam engenheiros, há também oportunidades em concursos públicos de órgãos federais e estaduais (prefeituras, órgãos ambientais, companhias de saneamento, etc). 


     2- Quais os prós e contras da profissão?

      A engenharia ambiental é um curso muito amplo, que abre todo um leque de opções de especialização e trabalho, envolvendo tanto a área da biologia, geografia e ciências do ambiente quanto saneamento, recursos hídricos, modelagem matemática e programação e essa vasta gama de campos de atuação frente ao atual panorama mundial é o principal ponto positivo, ou seja, não é um segmento restritivo, então é muito importante que o profissional seja comunicativo, saiba trabalhar bem em grupo e tenha a capacidade de analisar as situações de forma ampla.
Um dos principais desafios dessa profissão é que o campo de atuação muitas vezes se confunde com o de outras engenharias, como civil e química, e, por ser um curso relativamente novo, ainda há uma resistência do mercado em absorver esses profissionais. 
Também há a dificuldade em se provar a importância da profissão no referente a apresentar as vantagens dos serviços ambientais frente a uma sociedade baseada no capitalismo e no lucro. Mas aos poucos esse paradoxo está sendo quebrado e cada vez mais é provado que um meio ambiente equilibrado traz benefícios para todos os âmbitos da sociedade.


3- Por que você optou pelo curso de Engenharia Ambiental  ? 

       Apesar de sempre ter apresentado o interesse pela área ambiental, não foi minha primeira opção de curso. Após um ano cursando fonoaudiologia e percebendo que a área da saúde não era bem o que eu queria, pesquisei cursos na área de engenharia e ao ler sobre engenharia ambiental vi que esse curso poderia me apresentar diversas oportunidades em vários campos de atuação, principalmente com a temática ambiental cada vez mais em alta nos noticiários. Então foi aí que resolvi fazer o “curso do futuro” como ainda é chamada a engenharia ambiental, torcendo para que esse futuro estivesse próximo (risos). 


     4- Como foi todo o processo para cursar o que você queria  ?  

Foi um processo árduo mas no final valeu muito a pena. O curso possui 4 anos e meio de duração e, Como toda engenharia, é um processo difícil, especialmente no começo do curso, onde aprendemos toda a base de engenharia como cálculos, química, física e é nesse início que a maior parte dos estudantes acaba tendo mais dificuldades e reprovações. A partir da metade do curso começam as matérias mais específicas da área e o curso começa a ficar mais interessante, abrindo espaço para a realização de projetos de pesquisa e extensão e estágios, gerando a oportunidade de conhecer melhor a atuação prática da profissão. 
Passei os dois anos finais do curso em um projeto de pesquisa na área de saneamento ambiental, onde trabalhava em laboratório investigando tratamentos eficazes para efluentes industriais, estagiei na Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (SEMAM), onde participei dos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos, e fui uma das fundadoras da Empresa Júnior de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba, ECO’s, sendo essa última experiência uma grande oportunidade de aprender sobre empreendedorismo e uma forma de conhecer e atuar no mercado de trabalho ainda na graduação.


   5- Houve obstáculos durante
 esse processo  ? 

Houveram muitos obstáculos nessa caminhada, o primeiro deles foi uma greve de 4 meses que enfrentei no primeiro período da graduação. Os primeiros períodos, por serem complicados e possuírem somente o básico das engenharias são os que mais costumam desanimar os estudantes. 
Mas, na minha opinião, o principal obstáculo foi controlar minha ansiedade e a pressão para sempre me destacar no curso e ainda conciliar com vida pessoal e social. 
Consegui passar o curso inteiro sem nenhuma reprovação e realizando atividades extras mas a custo de muitas crises de ansiedade. Uma dica que eu daria para mim mesma no início do curso seria não colocar tanta pressão e levar o curso com mais leveza, aproveitando desde o início tudo que a faculdade tem para oferecer, entre aulas e outras atividades. 


6- Quem é a Giulia Beatriz  ? 

       Sou uma jovem de 24 anos, Engenheira Ambiental, amante dos animais, cinema e música. Estar com minha família e amigos é algo que me deixa extremamente feliz, tenho como hobbies desenhar e cantar e meu maior sonho é viajar e conhecer o mundo.
Assim como várias pessoas da minha idade também luto contra medos e ansiedades em relação ao futuro e tento lidar com eles da melhor forma possível, com o apoio da família e amigos. 
Profissionalmente tenho o objetivo de ser engenheira ambiental de uma grande empresa e trabalhar diretamente com a melhoria contínua dos processos ambientais, gerando assim benefícios para a empresa e o meio ambiente. Pretendo também me especializar e ter pelo menos um mestrado, sou uma pessoa que valoriza muito o processo de adquirir conhecimentos novos e utilizá-los para o bem da sociedade. 


     7- De que maneira, você incentivaria uma pessoa a não desistir de um curso, que ela tanta deseja, mesmo em meio a tantas dificuldades?

Eu penso que o segredo para não desistir é ter em mente seus objetivos e as etapas necessárias para chegar até eles. Também é muito importante não romantizar ou relativizar as dificuldades, pois cada um sabe dos seus limites e da sua carga emocional preexistente, e, nesse sentido, é imprescindível a busca de ajuda, seja apoio dos amigos/familiares ou até mesmo ajuda profissional, pois saúde mental é assunto sério e o período de vestibular e universidade é repleto de mudanças, amadurecimento e transformações que muitas vezes 
são difíceis. 


    8- QUAIS SÃO AS ÁREAS QUE UM ENGENHEIRO AMBIENTAL,  PODE ATUAR ? 

As principais áreas de atuação do engenheiro ambiental são o saneamento; recuperação de áreas degradadas por atividades como mineração e agricultura,  por exemplo; gestão hídrica e monitoramento ambiental; estudos ambientais diversos (hidráulica e hidrologia aplicada a obras civis, estudo e avaliação de impacto ambiental, etc.); gestão ambiental, licenciamento ambiental e certificações como ISO 14000; entre outras, podendo atuar em consultoria ambiental, ser funcionário de empresas privadas ou públicas. 


   9- PODERIA DEIXAR UMA MENSAGEM MOTIVACIONAL AOS QUERIDOS LEITORES DO BLOG ? MOSTRE PARA ELES A PESSOA QUE VOCÊ SE TORNOU, E ATRAVÉS DE TODO O SEU ESFORÇO, CONSEGUIU CHEGAR ONDE TANTO ALMEJAVA.

Como motivação, creio que o principal é não desistir dos seus sonhos e objetivos. Se você sabe o que quer e aonde quer chegar lute para conseguir e não desista. Dificuldades vão aparecer em todos os âmbitos da vida, mas, com a correta motivação e com os objetivos em mente, essas podem ser contornadas e lá na frente você vai ver que tudo aquilo valeu a pena.
A graduação é apenas o início, estou vivenciando a fase de recém-formada agora e também não é fácil lidar com as ansiedades e pressões sobre o futuro, mas, com todo o apoio necessário e objetivos claros, não há motivos para não confiar no sucesso futuro. 




Parabéns, Giulia! Desejo a você, muito sucesso para os seus projetos e sonhos futuros. Obrigada pela sua disponibilidade.  🙏♥️👏 







Comentários

Postagens mais visitadas