Júlia Kauana| ACADÊMICA EM ENFERMAGEM

    " A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! " 


   
  1- Qual o perfil do aluno de Enfermagem ? 

JÚLIA: O aluno de enfermagem é aquele aluno que gosta de cuidar, porque enfermagem é isso: Cuidado. Para cuidarmos de outra pessoa, precisamos ser humanos, sensíveis e, assim trazer ao paciente um cuidado mais humanizado possível. 


   2- Como é o estágio de enfermagem  ?

   JÚLIA:  Na instituição que eu estudo, começamos a estagiar a partir do 5º período, e o estágio é dividido por cadeiras, ou seja, cada cadeira tem seu estágio, mas nem todas as cadeiras tem estágio se é que me entende. Os estágios são divididos por áreas, alguma delas são saúde da mulher, clínica e bloco cirúrgico, unidade básica de saúde, urgência e emergência, entre outros. 


  3- Dentro várias atividades que uma enfermeira pode fazer, você poderia citar algumas ?

   JÚLIA:  O ramo da enfermagem é bastante amplo, tem várias áreas... uma delas é a assistência de enfermagem, que seria a vivência nos hospitais, liderando a equipe de enfermagem e tendo contato direto com o paciente. Outras áreas que o enfermeiro pode atuar é: obstetra, médico cirúrgico, pediatra, home care, enfermeiro do trabalho (atua dentro de empresas no atendimento ambulatorial voltado aos funcionários), professor, e etc. 


    4- Nos conta todo o processo que você passou, para se tornar uma acadêmica em enfermagem. 

  JÚLIA: Eu sempre tinha muita certeza do que eu queria, e no ano de 2016 assim que me formei no ensino médio, fiz a prova e comecei o curso. 

5- Quem sempre esteve apoiando você, nos momentos difíceis ? 
   
JÚLIA: Minha família, sempre!

6- JÁ PENSOU EM OPTAR, OUTRA ÁREA DE SAÚDE ?

  JÚLIA: No começo pensei muito em medicina, mas hoje sou apaixonada pelo meu curso.

7- Quais as principais disciplinas básicas?

     JÚLIA: As principais disciplinas básicas de enfermagem e creio que da maioria dos cursos de saúde são: anatomia humana, anatomia clínica, bioquímica, imunologia, biofísica, histologia, fisiologia.

   8- E as disciplinas específicas? Poderia nos dar alguns exemplos?

  JÚLIA:  Algumas disciplinas específicas são: saúde da mulher, semiologia e semiotécnica, saúde do adulto, saúde do idoso, alta complexidade, saúde mental , etc.

9- QUAL A DISCIPLINA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E POR QUÊ ?

    JÚLIA: Essa é uma pergunta bem difícil. Escolher uma, me deixa um pouco nervosa, porque estou no 7º período e me cobro ao ponto de ter que escolher alguma área pra minha especialização. Cada período tenho uma cadeira que me identifico mais e, atualmente minha paixão é saúde da mulher, em específico a parte obstétrica por ser uma mulher feminista e amar cuidar de mulheres a forma com que essa cadeira tá sendo passada tá fazendo eu me apaixonar cada vez mais, ver uma mulher entrando em trabalho de parto e saber que nós mulheres temos o privilégio de gerar vidas me faz lembrar o quanto somos mulheres fortes e guerreiras, me faz querer ser uma profissional que seja mais humana possível fazendo com que essa paciente sinta o verdadeiro mulherão que ela é, quero tentar contribuir para a diminuição da violência obstétrica, quero ser parceira das minhas pacientes, amiga, dar o apoio necessário em uma hora tão única. 

   10- PODERIA DEIXAR UMA MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO, PARA OS LEITORES DO BLOG

   JÚLIA: Não desistam dos seus sonhos nunca, por mais longe da realidade que eles possam estar, batalhe por cada sonho seu. Você que esá lendo esta entrevista, que você cresça grandemente na área que  você almeja, que você cresça profissionalmente ou seja lá qual for o seu objetivo. Te desejo força, perseverança, coragem e luta pra conseguir chegar onde desejas.




        

Comentários

Postagens mais visitadas