O PROFESSOR COMO PROTAGONISTA DO ALUNO

Vanessa Lindalva é professora de letras, com especialização em educação especial e gestão escolar.




O desejo de lecionar, surgiu no ensino médio, e hoje ela transfere o seu conhecimento para os alunos. 


" Começou no ensino médio quando um dos meus objetivos era dominar a norma culta, depois comecei a pesquisar mais e vi o quanto se encaixava para o que eu queria e precisava, logo me identifiquei com as duas habilidades do curso:  escrita e  leitura, ambas já faziam parte da minha vida, muito antes de me interessar por essa graduação, no final só fiz juntar o útil ao agradável." 



Quais são os desafios do ensino da Língua Portuguesa ?  

Um dos principais desafios é trabalhar com gêneros textuais, como fábulas ou HQs, os alunos sentem dificuldade nas interpreta-
ções de textos e muitos não conseguem interpretar nem a pergunta que envolve o texto, como professora busco orientar o meu aluno da melhor forma possível, transformando toda dificuldade em aprendizado. 


Relate um pouco sobre a sua experiência com os estágios.  

O estágio me preparou para colocar em prática, tudo aquilo que vinha aprendendo em sala de aula, a minha metodologia de ensino e além de ensinar também aprendi muito com os alunos, com certeza foi um dos períodos mais agradáveis da minha vida que vou levar para sempre comigo.


Sempre foi um sonho ser professora ?

Sim, sempre foi meu sonho lecionar e hoje estar realizando esse sonho me deixa muito orgulhosa de mim mesma, a área da educação é o ponto de partida  para tantas profissões e fazer parte disso me deixa muito feliz, não é uma tarefa fácil pois em tudo que fazemos existe algum obstáculo no caminho, mas ver que estou percorrendo o caminho certo me dá ainda mais ânimo de continuar fazendo o que faço e não ser apenas uma professora que passou pela vida de um aluno, mas sim a professora que fez a diferença na vida de seus alunos.


A literatura é muito importante na sala de aula, como você estimula os seus alunos ?

Eu tenho um projeto com meus alunos que se chama "hora da leitura" é quando tiramos um tempo da nossa rotina escolar para escolher um livro na biblioteca, por semana cada aluno ler para a classe um livro escolhido e no final debatemos um pouco sobre a história, é algo que também dá para ser trabalhado em conjunto com as crianças, eles se sentem motivados a ler e dar a sua opinião sobre a história.


Qual a sua opinião sobre os pronomes neutros ? 

Seria interessante colocar na grade curricular para começar a trabalhar em sala com os alunos, algo novo é sempre bem-vindo embora que alguns pronomes já façam parte da língua portuguesa. 


Você aplica e concorda com os métodos de Paulo Freire ?  

Sim, os métodos de Paulo Freire além de tornar o aprendizado mais rápido e acessível, faz com que o aluno realmente se interesse pela leitura e em sequência pela escrita utilizando a realidade do próprio docente.


Para quem pretende cursar letras, como identificar se realmente é o curso certo ? 

Antes de qualquer coisa é interessante pesquisar sobre o curso e analisar se realmente é um curso que vai te proporcionar frutos no futuro, além do mais tem que se identificar com a leitura e com a escrita que são as habilidades principais da graduação de letras.

       

" Nenhum caminho é fácil de ser percorrido, e todo esforço algum dia é reconhecido, por isso, não deixem que os obstáculos interrompam os seus sonhos. "  
  
                                            Vanessa Lindalva 


  
                  Gostaram da entrevista?

Próxima semana, vou apresentar a vocês Michele Guerreiro, mãe atípica, ela vai falar um pouco sobre os dois filhos autistas. Não percam! 


                            
               Instagram: @rc_reginaceli 





Comentários

Diana disse…
Parabéns por desempenhar maravilhosamente essa profissão 👏👏
Deus te capacite cada dia mais 🙏
Pedrita disse…
muito bacana regina, parabéns pela iniciativa. beijos, pedrita

Postagens mais visitadas