Virginia Andrade| Estudante de Medicina

Vamos conhecer um pouco a trajetória de Virginia Andrade, estudante de medicina. 

 



1- EM QUE MOMENTO VOCÊ TEVE A CERTEZA, QUE O CURSO DE MEDICINA SERIA IDEAL  ?

Virginia:  Eu fui aprovada no vestibular com apenas 16 anos, e acho que na adolescência é muito difícil a gente determinar o que seria ideal. Mas de qualquer forma, eu precisava fazer uma escolha, e o que mais me impulsionou foi o fato de querer o curso desde pequena. Então nunca existiu muitas opções de escolhas pra mim. Felizmente eu me adaptei, e sinto que é o meu curso ideal, mas se isso não tivesse acontecido, eu iria em busca do que é melhor pra mim e estaria tudo bem. 


2- QUAIS FORAM OS OBSTÁCULOS QUE VOCÊ PRECISOU SER FORTE,  PARA ENFRENTAR CADA UM DELES E CHEGAR NA FACULDADE DE MEDICINA ?

Virginia: O meu maior obstáculo com certeza, foi minha insegurança e sentimento de incapacidade, porque isso desestimula demais! Além disso, a rotina muito pesada (manhã no colégio e tarde/noite no cursinho) deixa você exausto e chega um momento que você precisa parar, e aconteceu muitas vezes. Mas de modo geral, eu sempre tive muito apoio da minha família, e em todos os obstáculos eles foram minha base para superá-los.

3- QUEM SEMPRE ESTÁ IMPULSIONANDO VOCÊ A NÃO DESISTIR DOS SEUS SONHOS ?

Virginia: A minha família no geral me dá muito suporte, e todo mundo  sempre me impulsiona com  palavras de encorajamento. Minha mãe e meu pai, são aqueles que lutam pra me dar tudo, os que mais vibram nas conquistas, sabe? Eles me dão forças, para continuar. 


4- NOS CONTA UM POUCO DE SUAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS PRÁTICAS E COMO VOCÊ SE SENTE.

Virginia: No começo eu ficava muito insegura com tudo. Geralmente existe uma pressão do médico preceptor em relação a responder perguntas que eles fazem, dar supostos diagnósticos e isso a gente tem que fazer na hora, mas a base teórica é muito importante com certeza. Além disso eu passei, até agora, um bom tempo na atenção primária (postos de saúde) e lá existe uma grande demanda de crianças. Isso é um ponto que eu sempre tive muita dificuldade, em me relacionar com crianças e geralmente eu evito, mas nas práticas não dá pra fugir. Mas um ponto muito significante é o desenvolvimento da humanização na área médica. Quando a gente entra em contato com a realidade, começamos a ver que a medicina não é limitada a diagnosticar e tratar o paciente. É muito mais que isso, e as aulas práticas pra mim, além de fixar o que aprendo na teoria, é uma forma de me desenvolver pra me tornar uma boa profissional em todos os âmbitos.


5- Como um estudante de Ensino Médio pode saber se ele tem o perfil  para o curso ?

Virginia: Sinceramente, eu não concordo com o estereótipo que é colocado no estudante de medicina. Muitas vezes é dito "só é padrão estudante de medicina se você tirar 10 sempre no colégio", mas isso tá bem longe. Em relação a perfil pessoal, um ponto muito importante é gostar de contato com pessoas e gostar de ajudar. Esses são pontos que te fazem um bom profissional futuramente. E ah! Gostar de estudar com certeza! A partir do momento que você entra na medicina, você nunca vai parar de estudar, até mesmo após ser  médico formado! A medicina está sempre se atualizando e nunca vai faltar coisas para você se aprofundar.

6- Poderia citar alguns conselhos, para quem pretende ingressar numa faculdade de Medicina. 

Virginia: Um conselho que eu dou é você tentar decidir se é realmente isso que você quer. Porque a partir daí, tudo flui, a gente tende a buscar mais as coisas que queremos verdadeiramente.  Além disso, SE ORGANIZE! Estudar é organização, estabeleça metas, tenha seu tempo de lazer e de descanso. Tudo isso é importante pra no final dar certo.


7- QUAL A MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO, A VIRGINIA DEIXARIA PARA OS LEITORES, QUE ESTÃO NA LUTA, ESTUDANDO PARA CONSEGUIR REALIZAR OS SEUS SONHOS.
  
Virgínia: Você é do tamanho dos seus sonhos! Pode parecer somente uma frase clichê, mas a verdade é que sonhar alto ou sonhar baixo dá o mesmo trabalho, você só precisa escolher em qual pensamento investir. Sair da zona de conforto é doloroso, mas conhecimento é algo que ninguém NUNCA pode te tirar. É o melhor investimento que alguém pode fazer, e uma coisa eu tenho certeza: qualquer pessoa é capaz de realizar seu sonho, uns com mais, outros com menos esforço, mas o final pode ser lindo para  todos!

 
Virginia Andrade, estudante de Medicina.

Comentários

Postagens mais visitadas